Por causa do calor tropical, ou ainda por causa dos votos do fim de ano, os primeiros meses de 2016 são os mais indicados para abandonar velhos hábitos que fazem mal à saúde e adotar uma dieta equilibrada, cortando carboidratos, gordura trans, carne vermelha, embutidos, sal e açúcar. Praticamente, tudo o que faz mal à saúde e à boa forma prejudica também a visão. Mas, pensando exclusivamente na saúde dos olhos, é possível ingerir alimentos que de fato contribuem para enxergar bem.

1- Cenouras e alimentos de cor laranja
É de conhecimento popular que comer cenoura faz bem aos olhos. E é verdade. Tanto cenouras quanto as demais frutas e legumes de cor alaranjada. Isso porque o betacaroteno, que é um antioxidante natural, é uma das formas indiretas de se obter a vitamina A que contribui com que a retina e outras partes do olho funcionem sem problemas. Vale ressaltar que tanto a cenoura quanto a abóbora contêm também muita vitamina C – ótimo para a saúde em geral.

2- Frutas vermelhas e cítricas
Essas frutas são ricas em vitamina C – que também tem um papel fundamental na prevenção de doenças oculares. Por serem poderosos antioxidantes, atuam na prevenção de doenças oculares e também impedindo a progressão de doenças já instaladas, como o glaucoma. De todo modo, além de adotar uma dieta rica nesse tipo de alimento, é importante consultar um especialista e fazer o tratamento indicado.

06.01.2016