Existem quatro grupos principais de nutrientes que são considerados bons para a saúde dos olhos:
 
Vitaminas antioxidantes: As vitaminas A, C e E contém antioxidantes, que ajudam a manter as células e tecidos saudáveis dos olhos, ajudando assim a retardar a progressão da degeneração macular relacionada à idade (DMRI). A vitamina C também é considerada na redução do risco de desenvolvimento da catarata.
 
Luteína e zeaxantina: Muitos estudos mostraram que esses nutrientes antioxidantes, chamados carotenoides, reduzem o risco e retardam a progressão das doenças crônicas dos olhos, como a DMRI.
 
Ômega-3: Considera-se que este ácido graxo essencial desempenhe uma função importante no desenvolvimento visual dos bebês e crianças. Uma dieta pobre em ômega-3 foi associada com doenças nos olhos e DMRI. A síndrome do olho seco, uma condição que afeta a função de produção de lágrimas de seus olhos, também foi ligada à deficiência do ômega-3.
 
Minerais: Os minerais, zinco e cobre, ajudam seu corpo a absorver os nutrientes e as vitaminas. Um grande estudo mostrou que quantidades elevadas de vitaminas antioxidantes combinadas com óxido de zinco e óxido de cobre (um tipo de cobre) podem ajudar a retardar a progressão da DMRI. É necessária uma avaliação médica para indicar as quantidades necessárias para cada caso.
 
A qualquer problema detectado, consulte um especialista.

16.12.2015