A importância da proteção nos óculos de sol

A importância da proteção nos óculos de sol

A Academia Americana de Oftalmologia diz que óculos de sol sem proteção contra os dois tipos mais nocivos da luz UV (UVA e UVB) pode realmente fazer mais mal a seus olhos do que se estivesse simplesmente usando um boné.

Como todos sabem, quando está bem claro lá fora você aperta os olhos e suas pupilas se contraem para limitar a quantidade de luz absorvida pelos seus olhos. Quando você coloca os óculos de sol, o efeito é o mesmo que estar em um quarto escuro com a pupila se dilatando para deixar entrar mais luz.

Óculos que não bloqueiam os raios UV podem oferecer algum alívio para a luz visível e reduzir a necessidade de apertar os olhos, mas a exposição adicional a raios UVA e UVB pode ser prejudicial.

Vamos supor que se você colocar um óculos de sol muito escuro sua pupila abre, muda dramaticamente em tamanho de meio milímetro a 5 ou 6 milímetros. É um aumento enorme, e agora você está permitindo muito mais luz prejudicial em seus olhos do que se você não usar os óculos de sol baratos. Lógico que sem os óculos, você pode destoar daqueles seus amigos com óculos que não combinam com os rostos deles, mas garanto que no longo prazo, você vai ter uma visão muito mais saudável.

Óculos de sol sem proteção UVA e UVB simplesmente filtram a luz ambiente, o brilho, mas não fazem nada para proteger seus olhos. A exposição adicional aos raios UVA e UVB pode aumentar o risco de catarata, degeneração macular e até mesmo o desenvolvimento de melanoma ocular, que é um tipo muito raro de câncer.

Fonte: Beleza Masculina

13.04.2016