Café afeta a visão?

Será que o café afeta a visão?



Já sabemos que o café é um excelente estimulante para os dias em que você precisa de um pouco mais de energia para enfrentar a rotina, e isso acontece por conta da cafeína presente na bebida. Em excesso, a substância pode causa dor de cabeça, ansiedade, insônia e pequenos tremores musculares. Mas será que a cafeína pode afetar a sua visão?
Em um estudo a respeito da substância que pode ser encontrada no café, chá, chocolate e refrigerantes realizado no final de 2012, pesquisadores norte-americanos publicaram no jornal Investigative Ophthalmology & Visual Science que o hábito de beber mais de três xícaras diárias de café pode aumentar o risco do desenvolvimento de doenças como o glaucoma, capaz de evoluir a um quadro de cegueira parcial ou total.
Ainda segundo a publicação, o café pode aumentar a pressão dentro do globo ocular, causando alterações na visão.
Não é a primeira vez que estudos apontam uma relação entre o consumo de café e doenças que atingem a visão. Pesquisas anteriores chegaram até a correlacionar o alto índice de cafeína consumido pela população de países escandinavos com a ocorrência de doenças que afetam a vista.
Apesar dos dados demonstrados, não é conclusivo afirmar que o café seja um vilão de fato. Primeiro, porque as pesquisas não encontraram nenhuma correlação entre outros produtos que levam cafeína e os riscos para a visão. Segundo, pelo fato de que nenhuma outra pesquisa ainda foi capaz de somar informações à tese.
De todo modo, tenha a certeza de que tudo em excesso pode fazer mal e que as doses diárias de cafeína devem ser muito bem dosadas para evitar reflexos no seu corpo.

23.11.2016