Catarata
A catarata é uma das doenças de visão mais comum entre idosos. Um dieta rica em alimentos antioxidantes ajudam a postergar o aparecimento da doença.

No que consiste e o que causa?
É a principal causa de cegueira reversível no mundo. Pode aparecer em qualquer idade, mas ocorre principalmente após os 50 anos. Nesta faixa de idade existe perda progressiva da transparência da lente natural do olho, o cristalino. O fenômeno ocorre mais comumente de maneira natural, pelo envelhecimento do organismo, porém pode ser acelerado por diversas doenças sistêmicas (como, por exemplo, o diabetes) e induzido pelo uso crônico de drogas (a exemplo dos anti-inflamatórios hormonais ou popularmente conhecidos como corticóides). O principal sintoma da catarata é o embaçamento visual, que evolui de maneira gradual até a completa perda da visão.

Que cuidados deve-se ter para evitar?
Não existe nenhum método para evitar ou prevenir, porém as cirurgias são largamente realizadas com total sucesso. Deve-se, porém, atentar às causas secundárias de catarata como diabetes e o fumo, promovendo seu controle. Uma dieta saudável, rica em alimentos antioxidantes, pode ser um aliado importante para postergar o aparecimento da catarata. Outra medida preventiva é proteger-se da radiação solar por meio de óculos escuros e/ou com proteção ultravioleta.

Fonte: Jornal Santuário

11.02.2016