Colesterol e Visão.

O Colesterol alto pode prejudicar minha visão?



O aumento dos níveis sanguíneos de colesterol é prejudicial à saúde. O Infarto Agudo do Miocárdio é um exemplo de doença relacionada ao colesterol, mas o que muitos não sabem é que os olhos também podem ser prejudicados pelo excesso de colesterol.
Um dos locais mais visíveis desse acúmulo de colesterol ocorre no canto central das pálpebras superiores, em que surge uma pequena placa amarelada e indolor, chamada xantelasma.
O aumento dos níveis de colesterol pode causar piora de outras doenças retinianas, como a associada à hipertensão, além de poder causar oclusão de vasos da retina, com risco de perda visual severa e até mesmo irreversível.
Outra condição ocular associada ao colesterol é o acúmulo de cristais de colesterol dentro do olho, chamado de sínquises cintilantes, facilmente diagnosticadas pelo médico oftalmologista.
Ao final do exame oftalmológico, o médico irá decidir se é necessário algum exame complementar além de manter acompanhamento para proteger não apenas a visão, mas a saúde em geral. Por fim, um adequado estilo de vida, com hábitos alimentares saudáveis associados à prática de atividade física regular é fundamental para a saúde.

Fonte: Dra. Laura Fernandes Coelho

28.09.2016