Cuidados para que seus óculos durem mais

Cuidados para que seus óculos durem mais

– Nunca coloque as lentes viradas para a superfície
Evite apoiar seus óculos com as lentes para baixo. Isso pode arranhá-las e comprometer o filtro UV que protege seus olhos. Cuidado!

– Não esfregue sua lente a seco
Todo mundo faz, mas limpar suas lentes com a camisa ou em qualquer outro objeto seco não é nada indicado. Os tecidos das camisetas e camisas podem arranhar ou danificar os óculos. O ideal é lavar as lentes com água e esperar secar naturalmente, ou utilizar algum produto especifico para limpeza dos óculos. Evite usar álcool, pois ele não é indicado para alguns matérias plásticos comuns em armações e pode causar manchas ou deformações, além de comprometer alguns acabamentos de lente.

– Para as lentes, lenço de microfibra
Esse tipo de lenço é macio, não arranha e ainda não deixa fiapos e marcas. Ele pode ser facilmente encontrado em lojas especializadas, vem junto com os óculos na hora da compra e pode vir também junto de alguns aparelhos eletrônicos como celulares, já que esse lenço também é muito bom para limpar monitores e telas.

– Não durma com seus óculos
Parece bobo, mas acontece. Quem nunca deitou vendo televisão, dormiu e acordou em cima dos óculos? Além de entortar a armação, há o risco de quebrar as lentes. Tire os óculos antes de deitar!

– Ajuste sua armação com um especialista
Procure esquecer aquela mania de forçar a haste dos óculos para eles endireitarem ou ficarem mais justos. O certo é levar seus óculos ao oftalmologista ou em algum centro especializado pelo menos 2 vezes ao ano. Eles vão ajustar corretamente as hastes sem comprometer a estrutura ou as lentes.

– Pegue os óculos sempre com as duas mãos
Quando você segura seus óculos por uma haste apenas, você força um dos lados. Se eles estiverem abertos, pior ainda. Isto pode afrouxá-los e deixá-los tortos. O ideal é retirar os óculos do rosto com as duas mãos, uma de cada lado. Assim, eles ficam alinhados e ainda correm menos risco de caírem no chão.

– Óculos não são enfeites de cabelo
Quando você usa os óculos na cabeça, você desregula a estrutura das hastes, além de aumentar o risco de queda. O certo é guardá-lo sempre na caixa, de preferência longe do calor.

Muito difícil? Pode apostar que com essas dicas, seus óculos vão durar muito mais!

Fonte: E Otica

29.03.2016