Dicas para uma melhor adaptação dos óculos de grau

DICAS PARA UMA MELHOR ADAPTAÇÃO DOS ÓCULOS DE GRAU

1. Dê tempo ao tempo. Pode-se levar até duas semanas para se adaptar a um novo par de óculos. Se você nunca havia usado óculos antes, ou nunca usou óculos com prisma, a expectativa é de que leve algum tempo para adaptar-se. Pacientes que já tenham usado óculos com prisma anteriormente e apenas adaptaram a prescrição podem esperar um tempo menor.

2. Evite atividades que possam fazer os sintomas piorarem ou colocar você em perigo. Se estiver tendo problemas com percepção de profundidade ou tontura, por exemplo, não dirija e evite movimentos bruscos com a cabeça pois os movimentos mudam constantemente seu ponto focal e podem contribuir para dores de cabeça e fadiga ocular.

3. Use os óculos o máximo que puder. Você precisa passar bastante tempo deixando seus olhos se acostumarem à nova prescrição, e o melhor jeito de fazer isso é usando os óculos durante todo o dia, se possível. Não alterne entre os óculos novos e antigos, isso só piorará os sintomas.

4. Veja TV ou sente-se calmamente tentando não mover os olhos em torno de si, mas, em vez disso, permita que os olhos concentrem-se naturalmente em um ponto distante. Isso permitirá que os músculos do olhos se ajustem ao novo comprimento focal fornecido pelas lentes.

5. Permita que seus olhos descansem. Se a pressão sobre os olhos se torna dolorosa, remova seus óculos novos. Feche os olhos por alguns minutos e permita que os músculos relaxem por até uma hora, se possível. Alguns especialistas indicam que, caso a acuidade visual seja boa o suficiente para que a pessoa leia sem seus óculos, deve se considerar ler sem eles para permitir que os olhos se concentrem em algo.

6. Ligue para o oftalmologista se os sintomas piorarem, se eles não melhorarem com o tempo ou se passar duas semanas e você não se adaptar por completo. O médico pode precisar vê-lo para avaliar se a prescrição precisa ser modificada.

Fonte: Saúde Visual

04.05.2016