Entenda mais sobre cataratas

 

Entenda mais sobre cataratas

Uma das doenças mais comuns, mas que pode ser tratada com êxito, é a catarata, porém, para isso, é preciso saber identificar os sintomas de maneira precoce.
A catarata é um mal que acomete pessoas de todas as idades. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ela é responsável por 51% dos casos de cegueira do planeta.
A lente natural dos nossos olhos, o cristalino, pode se tornar opaca, prejudicando a visão. Isso pode ocorrer no centro da lente (chamada de catarata nuclear), nas extremidades (apelidada de catarata cortical) ou até posteriormente (denominada de catarata subcapsular posterior).
E é então que os sintomas da catarata surgem e são diversos, como:
- Congênita
Geralmente ocorre quando a mãe é portadora de uma infecção — como sífilis, rubéola, toxoplasmose dentre outras — ou faz uso de substâncias como álcool e drogas ilícitas durante a gestação.
- Secundária, traumática e de radiação
O desenvolvimento da primeira é associado a algumas doenças como diabetes e glaucoma. Esteroides também podem precipitar seu surgimento. A catarata traumática, como o nome diz, é causada por um trauma, e a catarata de radiação é decorrente de exposições como a de radioterapia.
Sempre que surgir alguma dificuldade de visão, procure seu oftalmologista.

07.05.2018