Meu filho precisa usar óculos?

 

Quer enxergar melhor esse problema?

Uma em cada 20 crianças em idade pré-escolar sofrem de algum problema de visão, enquanto que no ensino fundamental esse índice aumenta de 1 para 4. Quer enxergar melhor esse problema?

Confira os 10 sinais que apontam possíveis problemas de visão em crianças:

1. Dor de cabeça: Se a queixa é frequente é preciso investigar, muitas vezes indica algum problema oftalmológico. Fique atento se a criança reclama de “dor na testa”, que ocorre em virtude do grande esforço que é feito para enxergar corretamente.

2. Sensibilidade à luz: Quando a criança demonstra incômodo exagerado sob luz solar ou em ambiente muito iluminado pode indicar um certo tipo de estrabismo, chamado exotropia.

3. Coçar os olhos: Algum problema de visão ou até mesmo fadiga ocular podem fazer com que a criança esfregue os olhos com frequência. Pode também, estar relacionado com conjuntivite.

4. Lacrimejar excessivamente: Algumas crianças não fecham totalmente os olhos enquanto dormem, essa condição leva a um ressecamento noturno e por consequência, passam o dia lacrimejando para haver uma compensação.

5. Andar de cabeça baixa: A criança estrábica ou com disfunção no músculo ocular apresenta visão dupla ao focar um objeto ou olhar para baixo. Para se sentir mais segura, começa a andar sempre com a cabeça baixa, procurando evitar quedas.

6. Sentar muito próximo a televisão: Quando a criança insiste em sentar muito próximo a televisão pode ser sinal de miopia. O mesmo vale para livros e eletrônicos, como tablets e games.

7. Dificuldade na leitura: Quando a criança, já alfabetizada, não consegue ler uma sentença sem se perder nas palavras ou pular linhas, pode ser sintoma de astigmatismo, hipermetropia ou ainda estrabismo, devendo ser investigado.

8. Acompanhar a leitura com o dedo: Se a criança não conseguir ler sem recorrer ao dedo indicador, pode não ser apenas uma mania, mas um caso de ambliopia (síndrome do olhinho preguiçoso), em que as letras e palavras parecem muito próximas, dificultando a leitura.

9. Cobrir o olho com a mão ou inclinar muito a cabeça: Se a criança tem algum problema de visão, é comum ela tapar o olho com uma das mãos ou inclinar a cabeça, afim de facilitar seu campo de visão.

10. Apertar os olhos para ler: Quando a criança aperta um dos olhos para enxergar, pode ser que inconscientemente esteja querendo melhorar o foco e usando o olho bom para enxergar melhor. É um sintoma clássico que deve ser avaliado.

Caso seu filho apresente algum desses sintomas leve-o ao oftalmologista.

16.08.2017