O que os óculos de sol fazem pelos olhos?

O que os óculos de sol fazem pelos olhos?
Lentes de óculos de sol são mais do que apenas um acessório de moda. Eles também protegem os olhos da nociva radiação UV de ondas curtas, totalmente invisível para o olho humano. Óculos de sol oferecem uma visão mais confortável e são agradáveis de usar, porque minimizam o brilho incômodo da forte luz solar. Quanto maior a intensidade da luz do sol e do brilho, como na água ou no alto de montanhas cobertas de neve, mais importante se torna a proteção dos olhos. Isso também significa que a tonalidade deve ser proporcionalmente mais escura. Tratamentos adicionais podem ajudar em condições extremas.
Eis uma regra de ouro: quanto mais neutra a cor das lentes do óculos de sol, menos ela influenciará sua visão em cores. O objetivo na produção de lentes de óculos de sol é atenuar a luz de maneira ideal e permitir a visão natural de todo o espectro de cores. Isso aplica-se em particular aos óculos de sol concebidos para dirigir carros ou motocicletas. Ao comprar óculos de sol, é crucial garantir que as lentes adquiridas sejam adequadas para dirigir. Não escolha uma tonalidade muito escura, com muita absorção. Caso contrário, a cor da lente pode afetar de forma negativa a sua capacidade de distinguir sinais luminosos de trânsito. Algumas tonalidades, por exemplo azul escuro ou vermelho, não são adequadas para dirigir. Lentes de óculos de sol com absorção superior a 25% não são adequadas para dirigir à noite ou ao anoitecer. Seja um motorista responsável – esteja atento a esses fatores! Seu oculista terá prazer em lhe dar mais informações.
Tanto por motivos de moda quanto por razões práticas, há alguns casos em que as tonalidades padrão de cinza, marrom e verde-escuro são insuficientes. Você também pode comprar lentes de óculos de sol ZEISS com qualquer tonalidade de cor que desejar. O efeito sobre a sua visão natural em cores depende da cor. Mas, depois de um tempo, os olhos se ajustarão ao filtro e seu cérebro irá sugerir a cor natural correta.
Existem muitos mitos sobre como uma tonalidade de cor em particular pode afetar a visão ou o humor. O fato é que o nível de influência positiva ou negativa de uma tonalidade colorida varia de pessoa para pessoa. É por isso que você deve experimentar diferentes tonalidades com seu oculista.

27.07.2016