OLHOS VERMELHOS?
A vermelhidão deve-se à presença de vasos sanguíneos inchados e dilatados, o que faz com que a superfície do olho pareça vermelha ou injetada de sangue.

Considerações gerais:

Existem muitas causas possíveis para a vermelhidão de um ou de ambos os olhos e algumas podem ser motivo de preocupação ou até emergências médicas, enquanto que outras não têm nenhuma consequência ou não oferecem preocupação em absoluto. Em geral, o grau de vermelhidão ou o aparecimento de sangue não está correlacionado com a gravidade da situação. É geralmente mais importante se a pessoa tem dor nos olhos ou visão prejudicada.

Causas comuns:

Os olhos injetados de sangue aparecem vermelhos porque os vasos na superfície da parte branca do olho (esclera) ficam maiores e irritados, o que pode ocorrer devido a ar extremamente seco, exposição ao sol, poeira, um corpo estranho, reação alérgica, infecção, traumatismo ou outras afecções.

Uma causa comum de olhos vermelhos é o esforço físico ou a tosse. Isso pode levar a que se apresente uma área com sangue vermelho brilhante, uniformemente densa na esclera, chamada de hemorragia subconjuntival. Embora esta área com presença de sangue possa parecer alarmante, é bastante comum e de pouca importância. Se observar uma mancha de sangue num olho que não dói, mas simplesmente tem má aparência, não se preocupe porque geralmente isso desaparece por si só depois de uma ou duas semanas.

As infecções ou a inflamação no olho podem ocorrer em lugares diferentes e causar vermelhidão, assim como problemas de possível comichão, corrimento, dor ou problemas de visão.

Blefarite: inflamação dos folículos das pestanas ao longo da pálpebra causado por bactérias da pele. É normal existir comichão e as pálpebras podem parecer gordurosas ou com crosta.


Conjuntivite: inflamação ou infecção da membrana que reveste a pálpebra e cobre a superfície do olho (conjuntiva). Esta condição é muitas vezes chamada de conjuntivite aguda e pode ser causada por um vírus, bactérias, alergia ou irritação. Se for causada por um organismo é altamente contagiosa.

Uveíte: Inflamação da úvea, que inclui a íris, corpo ciliar e coroide. Isso muitas vezes está associado com uma desordem autoimune, infecção ou exposição a toxinas. Muitas vezes, apenas a íris está inflamada, o que é chamado de irite.

Outras causas potenciais incluem:

. Constipações ou alergias.
. Objetos estranhos no olho que o cortam ou causam danos.
. Glaucoma agudo: um aumento súbito da pressão ocular, que é extremamente doloroso e causa sérios distúrbios visuais. Esta é considerada uma emergência médica. Na maioria das vezes, o glaucoma é crónico e gradual.
. Arranhões na córnea causados por areia, poeira, ou o uso excessivo de lentes de contato.
. Problemas de sangramento (por exemplo devido a uso excessivo de medicamentos anticoagulantes).

Fonte: Farmácia Saúde

02.03.2016