Saúde dos olhos

SAÚDE DOS OLHOS

A retinopatia diabética se desenvolve mais facilmente em indivíduos com diabetes tipo 1, e o controle da glicose e o acompanhamento frequente dos diabéticos é a forma mais eficiente de prevenir sua evolução.

A retinopatia diabética inicia-se de uma forma branda evoluindo, em alguns casos, para a forma mais grave da doença, a retinopatia diabética proliferativa, onde há um grande comprometimento da visão, podendo haver ainda hemorragia, descolamento da retina, formação de membranas opacas e neovascularização da íris.

A fotocoagulação a laser de argônio e a vitrectomia são as melhores formas de tratamento para retinopatia diabética proliferativa, porém deve-se ficar bem claro que a melhor forma de impedir a progressão da doença para cegueira é através do controle diário das taxas de açúcar no sangue e a realização de pelo menos uma consulta anual com o oftalmologista.

Outras doenças oculares causadas pela diabetes são: glaucoma e catarata, que também podem evoluir para cegueira, embora haja formas de tratamento eficazes que podem trazer a cura para a doença. A catarata é uma espécie de nuvem que se forma sobre o cristalino do olho, que deixa a visão embaçada, seu tratamento consiste na colocação de uma lente plástica dentro do olho. Já o glaucoma é caracterizado pelo aumento da pressão dentro do olho. Com o tempo, esta pressão alta danifica o nervo ótico, que pode levar a perda da visão lateral do seu olho. Seu tratamento pode ser feito com o uso diário de colírios para baixar a pressão no olho, mas por vezes o oftalmologista pode indicar uma cirurgia a laser.

Fonte: Tua Saúde

16.03.2016