Cuidado com os olhos das crianças

Cuidado com os olhos das crianças

Cuidado com os olhos das crianças

Por que se preocupar? Os olhos de uma criança são as janelas para o mundo. Cuidar da visão desde cedo é fundamental para o bom desenvolvimento da criança. É muito importante a ajuda dos pais e das professoras para reconhecer um problema ocular em uma criança, pois elas, geralmente, não reclamam. A criança míope, por exemplo, aceita a visão que tem, pois não sabe como deveria enxergar se não fosse míope. Ela não tem parâmetros para comparar pois tem a visão fora de foco desde que nasceu.
Quais os sintomas? Uma criança pode apresentar mau rendimento escolar, com notas baixas e desinteresse pelos estudos simplesmente por apresentar um problema ocular ainda não detectado e que pode, facilmente, ser tratado pelo oftalmologista.

Você mesmo pode ajudar a reconhecer diversos alterações oculares em seu filho procurando por sinais que indiquem problema, tais como:

  • Coceira frequente nos olhos;
  • Olhos vermelhos e/ou com secreção;
  • Lacrimejamento excessivo;
  • Desvio dos olhos;
  • Pálpebras caídas ou inchadas;
  • Dor nos olhos;
  • Dor de cabeça frequente;
  • Olhos “grandes”;
  • Sensibilidade excessiva à luz;
  • Pupilas (“menina dos olhos”) brancas ou de tamanhos diferentes.

E ainda atitudes como sentar muito próximo à TV, colocar o livro ou caderno muito próximo ao rosto, desinteresse pelos estudos, falta de atenção na escola, pular palavras ou linhas inteiras na leitura e inclinar a cabeça ou tampar um olho para enxergar melhor.
Os tratamentos têm sucesso? Quando patologias como estrabismo (“olho torto”), ambliopia (“olho preguiçoso”), catarata congênita e até mesmo o glaucoma, são diagnosticadas antes do sexto ano de idade, é possível, em muitos casos, tratá-las com sucesso.
O que é ambliopia? A ambliopia ou “olho preguiçoso” acontece por um desvio ocular ou pela diferença de grau entre os olhos. Como um olho funciona melhor que o outro, o cérebro da criança usa o olho de melhor visão e esquece de desenvolver o outro olho. Se não houver tratamento (com óculos e oclusão do olho bom) até os 6 a 8 anos de idade, esse olho nunca mais terá uma boa visão.
Como tratar olho torto? O desvio ocular muitas vezes pode ser corrigido apenas pelo uso dos óculos, mas, algumas vezes, a cirurgia se faz necessária. Mesmo o desvio intermitente (que vai e volta) precisa de tratamento.
Lacrimejamento pode ser um problema no bebê? Um problema comum em criança é a obstrução do canal lacrimal, levando a um lacrimejamento excessivo e infecções frequentes. Muitas vezes, esse problema desaparece após alguns meses, mas algumas vezes, precisa de tratamento adequado.
É aconselhável levar seu filho para um exame de vista aos 6 meses, 3 e 5 anos de idade. Não esqueça que o futuro do seu filho depende também de uma boa visão.

Fonte: Oftalmocenter