Lente multifocal: o que é e para que serve?

Entenda todas as características de uma lente multifocal e tire suas dúvidas.

Ao longo da vida, conforme ficamos mais velhos as nossas necessidades visuais podem aumentar. Logo, é necessário reforçar os cuidados para poupar a visão ao máximo e por mais tempo. Um dos problemas de visão que podemos desenvolver ao longo da vida é a necessidade de correção para mais de um campo de visão. Nesse caso, você pode adotar o hábito de carregar consigo óculos para todas as suas necessidades, o que não é nada prático. Outra opção é adotar o uso de lentes multifocais. 

Também conhecidas como lentes progressivas, as lentes multifocais são chamadas dessa forma porque possuem múltiplos campos de visão e isso permite que usuário tenha correção para curta, média e longa distância.

São lentes recomendadas a pessoas que sofrem com presbiopia, o que normalmente acontece a partir dos 40 anos de idade. Mas nada impede que esse problema se manifeste antes. Por isso, você deve se consultar regularmente com seu oftalmologista e acompanhar sua saúde visual.

Como funciona a lente multifocal

É como ter vários óculos em um só. Estruturalmente, a parte inferior da lente é destinada para curtas distâncias (livros, revistas, telas, etc) e a parte superior da lente é voltada para média e longa distância (placas de sinalização, semáforos, fachadas, etc). Este tipo de lente consegue fazer uma transição de forma gradativa em entre os vários tipos de foco, o que proporciona ao usuário uma visão mais nítida, independente do campo de visão que está ativando.

Dependendo da necessidade, as lentes multifocais podem priorizar um tipo de foco (perto, intermediário ou longe), isso deve ser conversado com o oftalmologista durante a consulta para adaptar a receita às suas necessidades diárias.

Lente bifocal x lente multifocal

Enquanto as lentes multifocais consistem em duas ou mais lentes em uma só, proporcionando que trabalhe com qualidade múltiplos campos de visão, as lentes bifocais são mais limitadas. Com estas lentes você poderá enxergar a duas distâncias: perto e longe. Estruturalmente, as lentes bifocais são literalmente divididas ao meio. Além de ser uma tecnologia obsoleta em relação às opções disponíveis atualmente, lentes bifocais também perdem pontos no quesito design e conforto.

O que você precisa saber antes de comprar lentes multifocais

Mesmo com tantos benefícios, pode se levar cerca de uma semana para se adaptar ao uso das lentes multifocais. Usuários costumam indicar problemas para enxergar alguns pontos focais, mas na grande maioria das vezes, é possível resolver essas questões com pequenos ajustes. O importante é que ao primeiro sinal de desconforto, o usuário entre em contato com a ótica responsável pela produção das lentes para identificar o problema e resolvê-lo. Não há motivo para ter receio em utilizar lentes multifocais.

Lembrando que ao sinal de qualquer dúvida, você sempre pode consultar seu oftalmologista ou a sua ótica de confiança.

 


0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.