Técnicas para reduzir o desconforto nos olhos

Sabia que os nossos olhos também podem sofrer com sobrecarga? Principalmente, quando passamos muito tempo com os olhos focados em uma tela, como é muito comum hoje em dia. Esse excesso acaba causando uma sensação de incômodo nos olhos, assim como acontece com qualquer outro músculo que é utilizado por muito tempo sem repouso. Por isso, separamos algumas técnicas que você pode praticar para ajudar a reduzir o desconforto nos olhos. Dá uma olhada!

Boas práticas diárias

Existem algumas atitudes que, embora comuns, podem ajudar a reduzir o desconforto nos olhos, no dia a dia. São boas práticas que precisamos incluir na nossa rotina e nos policiar para executá-las se quisermos manter a saúde ocular e evitar problemas de vista e complicações a longo prazo. As principais ações que podemos tomar em prol do nosso bem estar e saúde visual são:

  • Evitar coçar os olhos, principalmente com as mãos sujas;
  • Evitar assistir TV, usar dispositivos eletrônicos e ler em ambientes escuros ou com pouca luminosidade;
  • Evitar dormir com maquiagem no rosto;
  • Utilizar óculos da forma que eles foram indicados pelo oftalmologista;
  • Utilizar dispositivos eletrônicos por muitas horas seguidas.

Exercícios para os olhos

Além de seguir as boas práticas indicadas acima, também é possível realizar alguns exercícios específicos para reduzir a sensação de desconforto nos olhos. São exercícios simples e rápidos que você pode fazer em qualquer lugar – exceto quando você estiver praticando alguma atividade que exijam foco total, como dirigir. Opte por fazer estes exercícios no seu tempo livre, em uma pausa do trabalho ou quando estiver descansando. Veja alguns exemplos de exercícios para os olhos:

  • Movimentos horizontais e verticais: por alguns minutos, faça movimentos com os olhos para cima e para baixo e, depois, para esquerda e para a direita.
  • Movimentos circulares: faça três séries de 10 segundos de movimentos circulares com os olhos, passando por todas as direções.
  • Focalização: usando o dedo ou algum objeto, tem manter o foco por 10 segundos e repita essa ação três vez, trabalhando distâncias diferentes (perto, médio e longe) ao fim de cada série.

Massagens faciais

O rosto é composto por músculos e quando os músculos da face estão tensos, isso também afeta os seus olhos. Por isso, muito mais do que os exercícios específicos para os olhos, podemos pensar de maneira mais ampla e buscar um relaxamento para todo rosto com as massagens faciais.

Assim como os exercícios para os olhos, você pode fazer automassagens em momentos de relaxamento do seu dia. Se quiser, você também pode optar por uma massagem profissional. Mas, se você escolher fazer isso por conta própria, aqui vai uma opção:

  • Usando os dedos indicadores, pressione desde o ponto entre as sobrancelhas até as têmporas, massageando todo o caminho;
  • Depois, utilize os polegares para pressionar suavemente os pontos lacrimais;
  • E, por último, utilize os dedos indicadores para percorrer desde o ponto lacrimal até as têmporas, passando pelas pálpebras. Na parte de baixo dos olhos faça, também, movimentos de dentro para fora.
  • Repita cada movimento de 3 a 5 vezes.

Caso você não sinta alívio no desconforto ou sinta a piora dele, consulte seu oftalmologista.

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