Tipos de tratamentos mais comuns para lentes

Quando você chega na ótica para encomendar seus óculos, é normal que te ofereçam uma série de tipos de tratamentos para as lentes. Mas, nem sempre conhecemos o suficiente a função de cada tratamento antes de tomar uma decisão. Então, como saber o que realmente é necessário para que os óculos atendam nossas necessidades do dia a dia? Separamos aqui os tratamentos de lentes mais comuns e vamos explicar o que cada um deles faz.

Tratamento antirreflexo

Como o nome já diz, a proposta de uma lente antirreflexo é oferecer uma visão nítida, porque ela bloqueia reflexos inconvenientes que podem te atrapalhar ao longo do dia. Além de oferecerem uma visão transparente e contínua, sem interferências, as lentes com tratamento antirreflexo são positivas para o fator estético, já que bloqueia reflexos que impedem as pessoas de verem seus olhos (chega de servir de espelho para as pessoas que conversam com você).

Outra vantagem deste tipo de tratamento é o fato dele aumentar a vida útil dos seus óculos. Como assim? O tratamento antirreflexo consiste em uma camada protetora, que evita a impregnação de sujeiras e marcas, e que facilita a manutenção das lentes.

Tratamento antirrisco

Atenção, desastrados de plantão. Todos sabem que, para garantir a integridade e vida do útil dos óculos, precisamos cuidar bem deles, mantendo-os higienizados, mantendo-os guardados quando não estamos utilizando, posicionando-os corretamente em superfícies, etc. Mas, acidentes acontecem e nesses casos, o tratamento antirrisco pode poupar você de precisar trocar as lentes dos seus óculos.

Assim como o tratamento antirreflexo, o tratamento antirrisco também consiste em uma película protetora que impede o aparecimento daqueles pequenos riscos e arranhões que interferem na qualidade das lentes e atrapalham sua visão.

Outros tipos de tratamento comuns para as lentes dos óculos:

Tratamento espelhado: Muito comum em lentes de óculos de sol, além de ser uma tendência de moda, o tratamento espelhado é útil para reduzir o incômodo causado pela luz intensa do sol. Este tratamento pode ser aplicado em uma série de cores e funções em lentes solares.

Tratamento antirresíduo: É cansativo limpar as lentes dos óculos a todo o momento, certo? Lentes com tratamento antirresíduo te poupam do trabalho constante, já que a camada protetora  tem a função de repelir sujeira e poeira.

Proteção UV: Não é só a nossa pele que precisa estar protegida dos raios UV, nossos olhos também. E vale lembrar que estamos expostos aos raios nocivos tanto em dias limpos quanto em dias nublados, e também a exposição às lâmpadas de LED . Por isso, além dos óculos de sol, é importante que nossos óculos de grau contenham a proteção necessária. As lentes Zeiss tem proteção total contra os raio UV.

Filtro para luz azul: Cada vez mais presente, o filtro para luz azul em óculos ajuda a prevenir danos causados pelos raios de luz ultravioleta e azul, presentes nas telas de dispositivos eletrônicos. Nem todas as luzes azuis são nocivas, uma parte delas é até benéfica. As lentes nacionais bloqueiam tudo, as da Zeiss deixam as boas passarem.

Lentes fotossensíveis: Os óculos com lentes fotossensíveis, aquelas que escurecem sob o sol e clareiam em ambientes fechados. Além de serem práticos, oferecem 100% de proteção UV.

Quando for até uma ótica encomendar seus óculos, verifique a disponibilidade dos tratamentos e escolha aqueles que atendam melhor às necessidades da sua rotina e te ofereçam mais conforto ao enxergar.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.