Tipos mais comuns de infecções nos olhos

O que é uma infecção?

A infecção é uma reação do nosso organismo contra agentes externos, como por exemplo os vírus, bactérias parasitas e fungos. Ou seja, é a defesa contra micro-organismos que se instalam em nosso corpo. No caso específico deste artigo, em nossos olhos.

 

Causas, sintomas e consequências das infecções oculares

As causas das infecções nos olhos vão depender do tipo problema que a pessoa está enfrentando. Enquanto algumas delas são causadas pelo contato com pessoas ou objetos infectados, outras podem ser causadas por traumas oculares e até pela má higiene de lentes de contato.

Os principais sintomas de infecção nos olhos estão:
Vermelhidão;
Dor;
Secreção;
Inchaço;
Coceira;
Secura;
Fotofobia;

Entre outros.

 

Sabemos que nossos olhos são partes sensíveis do nosso corpo e, se uma infecção nesta área não for tratada corretamente, ela poderá acarretar em outras doenças oculares e complicações severas, como a cegueira.

 

Para poder tratar qualquer infecção, primeiro é preciso identificá-la. Por isso, é importante manter consultas regulares com o oftalmologista e procurar um especialista caso você identifique alguns dos sinais citados ou qualquer outro desconforto nos olhos.

Infecções oculares mais comuns

Conjuntivite: é a inflamação da conjuntiva membrana que reveste a parte externa do globo ocular. É uma doença altamente contagiosa e se espalha, principalmente em ambientes fechados com aglomeração (salas de aula, ambiente de trabalho, etc). Ela pode ser causada por reações alérgicas a substâncias que irritam os olhos, por bactérias ou por vírus. É importante parar de usar lente de contato durante esse período.

Ceratite: é a inflamação da córnea e, como consequência, causa dor, incômodo e visão turva ou diminuída. Ela pode ser causada por bactérias e vírus, mas também por fungos ou parasitas. Geralmente, as causas estão associadas ao uso prolongado de lentes de contato ou medicamentos contaminados, doenças na córnea, ferimentos e imunidade baixa.

Tracoma: é uma doença ocular grave que afeta a conjuntiva, além de ser apontada como a principal causa de cegueira evitável do mundo. Essa infecção é causada por uma bactéria chamada Chlamydia trachomatis e é transmitida pelo contato com a secreção da boca ou nariz de pessoas contaminadas e, assim como a conjuntivite, também é altamente contagiosa. Ela também pode ser espalhada por moscas que entram em contato com a boca ou o nariz de pessoas infectadas.

Agora que você conhece as principais causas, sintomas e consequências, além dos tipos mais comuns de infecções nos olhos, é importante que redobre os cuidados para evitar este tipo de doença. Cuide da sua higiene, evite coçar os olhos, lave constantemente as mãos, evite ambientes com aglomerações e cuide da sua saúde e imunidade. E, a qualquer sinal, procure um oftalmologista.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.