blog-otica-persona-vista-cansada

Vista cansada: fique atento a esses sinais

Entenda mais sobre as causas, sintomas e formas de tratamento para a vista cansada.

Se você anda apertando muito os olhos para enxergar  – a ponto de até formar aquele vinco no meio da testa – ou precisa aproximar o livro, celular, ou outro objeto para conseguir ler as letras, é possível que esteja  sofrendo com vista cansada. Vem saber o que é a vista cansada, quais são os principais sintomas dessa condição e as melhores formas de tratá-la.

O que significa ter “vista cansada”?

Também conhecida como presbiopia, a vista cansada é uma consequência do envelhecimento natural dos olhos. Por isso, é mais comum que essa condição apareça a partir dos 40 anos de idade. No entanto, doenças oculares e hábitos que prejudicam a visão também podem provocar a presbiopia. Um bom exemplo é exposição à luz azul emitida por dispositivos eletrônicos.

A principal característica da presbiopia é a perda da capacidade de focar em objetos próximos aos olhos e isso acontece porque o nosso cristalino, que normalmente precisa se expandir para atingir esse tipo de foco, perde a elasticidade. Consequentemente, os olhos perdem a capacidade de formar imagens nítidas sobre a retina.

Principais sintomas

Já vimos que o principal sinal da vista cansada é a dificuldade para focar objetos próximos aos olhos. Mas também existem outros sintomas que podem indicar que trata-se de um caso de presbiopia. Fique atento aos sinais:

  • Fadiga ocular
  • Dificuldade para ler (principalmente letras pequenas)
  • Dor de cabeça
  • Sensação de desconforto visual
  • Ardor nos olhos
  • Formas de tratamento para vista cansada

O fato é que o melhor tratamento é a prevenção, com algumas práticas como: reduzir o tempo de exposição a telas e a luz azul, e utilizar óculos que filtram esse tipo de luz artificial; optar por letras maiores para leitura; evitar realizar atividades em ambientes muito escuros; fazer pausas para descansar a vista.

Mas para quem já sofre com a vista cansada, existem alguns tratamentos que podem aliviar o desconforto. O uso de lentes de contato e de óculos de grau são as formas mais comuns de tratamento. Em alguns casos mais extremos, é possível considerar um procedimento cirúrgico.
Ao apresentar qualquer sintoma, consulte seu oftalmologista. Para evitar o desenvolvimento da presbiopia, mantenha consultas regulares e tome todos os cuidados para manter a saúde dos seus olhos.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.