lente-vencida-blog-otica-persona

Por que você não deve utilizar óculos com “lentes vencidas”?

Usar lentes vencidas significa utilizar lentes que já não atendem mais às suas necessidades visuais.

As pessoas utilizam óculos de grau para corrigir distúrbios oculares como a miopia, o astigmatismo, a presbiopia ou outra condição que afeta a visão. Os óculos são produzidos de acordo com o tipo de problema e o nível em que ele se manifesta, ou seja, é feito sob medida para necessidades individuais.

Além disso, precisamos ter em mente que ao longo do tempo a gravidade de um problema visual pode progredir ou regredir até que ele se estabilize. Isso significa que existe uma grande probabilidade das pessoas precisarem trocar as lentes dos óculos periodicamente.

Mas não é apenas o grau inadequado que caracteriza uma lente vencida. As propriedades físicas das lentes também podem ficar danificadas com o tempo e o uso. Lentes com riscos ou com danos à película que protege os olhos contra raios UV também não são adequadas.

Leia também:
Vista cansada: fique atento a esses sinais
Como definir a melhor lente para meu óculos de grau?
Lente multifocal: o que é e para que serve?

Sinais que você precisa trocar de óculos

  • Incômodo e dores nos olhos
  • Falta de nitidez ao enxergar
  • Cansaço visual
  • Dores de cabeça
  • Visão embaçada
  • Lentes danificadas

Utilizar lentes vencidas pode até não trazer consequências tão sérias, além dos sinais indicados acima, mas é contraindicado postergar a troca dos óculos. Quanto mais tempo você levar para atualizar seus óculos, mais tempo vai demorar para o corrigir o problema.

Cuidado com os óculos de grau prontos

Hoje em dia, é possível encontrar óculos de grau em farmácias, que servem como uma solução provisória em casos de emergência. Mas é preciso lembrar que estes tipos de óculos não são feitos para atender às suas necessidades visuais específicas e o uso prolongado desses produtos pode prejudicar a sua visão. Afinal, quando utilizamos óculos com lentes não correspondem ao grau necessário, os olhos tentam se ajustar a ele para enxergar.

A melhor solução para evitar lentes vencidas é realizar consultas regulares com o oftalmologista ou procurá-lo assim que apresentar os sinais que mostramos acima. Dessa forma, você poderá trocar as lentes dos seus óculos com tempo hábil, sem necessidade de medidas emergenciais.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.