lentes-para-luz-azul

Lentes para luz azul: a solução para problemas causados por excesso de luminosidade

Os dispositivos eletrônicos se tornaram uma parte indispensável do nosso dia a dia. Utilizamos computadores para trabalho e entretenimento, o celular não sai de perto e constantemente estamos checando algo nele, uma mensagem, uma publicação, uma notícia. E por serem comportamentos tão naturais hoje em dia, esquecemos que esse tempo prolongado de exposição à luz azul é negativo para a saúde dos nosso olhos.

Mas, por que a luz azul é tão prejudicial?

Na escola, aprendemos o branco é a mistura de todas as cores e luz é o resultado disso. E a luz que atinge os nossos olhos é dividida entre luz visível e luz invisível (ultravioleta – UV e infravermelha – IV). A luz azul encontra-se no intervalo espectro de luz visível, mas pelo fato dela ser considerada uma luz de alta energia (com ondas de 380 nm a 500 nm), seu potencial de causar danos à retina é igualmente alto.

Problemas causados pela luz azul

Ao sofrermos exposição excessiva aos raios de luz ultravioleta e azul violeta, submetemos nossos olhos a riscos e entre os principais problemas estão:
  • Inflamação da conjuntiva e da córnea;
  • Lesões no cristalino do olho, que pode resultar na Catarata, por exemplo;
  • Lesões na retina.

Lentes de óculos para luz azul

Apesar dos dispositivos eletrônicos serem as principais fontes de exposição aos raios prejudiciais à saúde ocular, precisamos lembrar que a luz ultravioleta e a luz azul também estão presentes no meio ambiente (Sol) e em qualquer tipo de lâmpada de LED. Por isso é importante buscar meios de prevenir os danos causados pelos raios de luz ultravioleta e luz azul.
O primeiro deles é procurar por óculos de sol com proteção contra raios UV. E, para o dia a dia, em ambientes internos, é importante usar óculos com lentes especiais para luz azul, ou seja, lentes que recebem um tratamento especial para filtrar a luz azul.
Além de proteger os olhos e reduzir danos a longo prazo, ao utilizar óculos especiais para luz azul, é possível reduzir a fadiga e a irritação ocular causada pela luminosidade, proporcionando uma visão mais confortável.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.